Stephen Demetre Georgiou, um dos artistas mais influentes da historia, gravou 19 albuns na sua carreira, vendendo 40 milhoes principalmente entre as decadas de 60 e 70 alguns deles como o Tea For the Tillerman e o The Teaser end the Firecat receberam o disco de platina. Outro album, o Catch Bull At Four vendeu meio milhao de copias nas duas primeiras semanas de lançamento... a influencia e sucesso deste homem na decada de 60 e 70 é indiscutivel.
Aprendeu sozinho aos 8 anos a tocar piano em casa, ouvia muito Beatles aos seus 15 anos, no auge da Beatlemania se interessou pelo violao comprando um de 8 Libras, ele começou a tocar. Dotado de um dom incomum para compor melodias, Stephen, influenciado por Bob Dyaln, John Lennon e Muddy Waters começou a tocar em cafeterias pela cidade Adota o nome de Cat Stevens e se lança no mercado fonografico. Fazendo muito sucesso rapido, o jovem Stevens ao seus 19 anos ja fazia turnes com ninguem menos q Jimi Hendrix.
Quando questionado o pq do nome "Cat" ele responde:
"Ora, gato, todos adoram animais. Pq nao gato? o estranho foi ao lançar meu primeiro single, imagine 'Gato Stevens canta: eu amo meu cachorro'"
Vc deve estar de perguntando o pq d'eu estar falando dele nao é? simples, pq ontem o senhor Yusuf completou seus 62 aninho de idade!!!escrevo um pouco dele aqui hj por ele ser um dos artistas q eu mais escuto, nas minhas tardes regadas a café e musica Folk de Bob Dylan, Neil young Leonard Cohen e principalmente Cat Stevens
Cat Stevens lançou diversos hits como: Father and Son, Wild World e Peace Train ... ficou famoso rapido, ganhou muito dinheiro e "cansou".
Cat Stevens, no auge de sua carreira larga os palcos ao se converter ao Islamismo... E passa a se dedicar a açoes humanitarias. Depois de 30 anos volta, como todo convertido deve trocar de nome ao se converter ao islamismo, ele passa a atender como Yusuf Islam
Como Yusuf, gravou 2 albuns... logico, sem a badalaçao dos anos 70 mas com a mesma qualidade.
(E na minha opiniao com uma voz MUITO melhor xD)
Hoje aos seus 62 anos, Yusuf continua a fazer shows, agora em turne na Australia, e continua a fazer fans pelo mundo a fora. Esse post foi só uma lembrança pelo aniversario dele.
Independente de religiao, musica acima de tudo.... musica BOA acima de tudo. Cultivem a boa musica... pelos seus netos... ou vc quer q eles escutem Restart e Fiuk?
A 25 anosfoi organizado o Live Aid, shows simultaneos em Londres e Filadelfia, onde se apresentaram artistas como: Led Zeppelin, The who, Dire Straits, Queen, David Bowie, BB King, Eric Clapton, Scorpions, Paul MacCartney, U2 e outros... Depois desse dia, o dia 13 de Julho passou a ser considerado o Dia Mundial do Rock'n roll
O Rock 'n Roll sempre foi um movimento musical jovem, dificilmente vc vera um senhor gostar de Rock.... ai vc pensa, "mas e aquele velhinho barbudo e cabeludo q fica ouvindo aquele Rock veeeelhoo"... Ok vou reformular minha frase: Vc dificilmente vera um senhor recem "convertido" ao Rock, se vc ver alguem com 40 anos ou mais, ele ouve o tal som a pelo menos 20 ou 25 anos, e dificilmente gostara dos Rocks atuais.
Podemos perceber a evoluçao do Rock juntamente com a "evoluçao" da juventude...
como ele é feito pelos jovens, para os jovens o Rock é so um espelho da realidade dessa juventude, seja os Beatles cantando nos bailes:
"Bem, ela olhou para mim, e eu pude entende, Que não tardaria muito para eu me apaixonar por ela Ela não dançaria com outro Quando a vi parada lá"
OU
"É, eu vou lhe dizer uma coisa
Acho que você vai entender
Quando eu disser o que é Eu quero segurar sua mão"
Ou o Elvis cantando suas baladas romanticas nos anos 70, o Rei brasileiro Roberto Carlos cantando do seu calhambeque nos anos 60, os Punks revoltados com o sistema em 70, o Rock psicodelico no auge da guerra do Vietinam em 69...
Pow legal, mas e aqui nas terras brasileiras? e o Rock'n roll tupiniquim? ta uma merda nao é? pq? simples PQ A JUVENTUDE TA UMA MERDA.... o Brasil ja teve seus rokeiros, como o proprio Rei Roberto Carlos cantando na jovem guarda.... (aquilo foi a juventude da epoca, dos anos 60, foi o rock deles: Splish Splash, O Calhambeque, É Proibido Fumar...)... o porra louca, inconsequente, Cazuza cantando as loucuras de um rapaz carioca no bom e velho estilo Sex, Drugs and Rock'n Roll, os rapazes do Legiao contando as merdas do senado ou o Pai do Rock brazuca, Raul Santos Seixas. A juventude nao tem mais conteudo ou motivos como o Punk ou o Rock piscodelico, entao acaba surgindo musicas vazias como:
"E hoje sei, sei, sei
Não importa mais Porque não vai, vai, vai Voltar atrás E o que restou em mim"
O rock vem sendo modificado e adaptado as novas realidades do mundo jovem, se vc assim como eu ouve musicas q tem o triplo da sua idade, vc nasceu na epoca errada amigo.
Entao, se um dia vc chegar a ouvir alguem por ai ouvindo uma musica boa, faça como a letra do Celso Blues boy:
Uma pequena explicaçao com relaçao ao nome do blog: como uma das coisas mais importantes da minha vida é a Musica (sim, Musica com "M" maiusculo, nao a trato apenas como musica, som ou coisa do genero, musica é mais q entretenimento, trato musica aqui como um individuo proprio, por isso o "M" maiusculo, agora voltando a explicaçao do nome do blog...) O nome do Blog é apenas a traduçao de uma musica do Leonard Cohen.... (nesse link a musica)
Cohen, um poeta, escritor e compositor canadense... essa nao é só uma das minhas musicas favoritas, mas como uma das mais importantes na minha vida...
Como pretendo abordar a Musica aqui uso de uma delas para nomear o Blog... entao, cultivem a boa Musica...
e nas palavras d Yusuf Islam: "every little thing you do, You'd better know it's coming back to you"
New York was cold but I like where I'm living there's music on Clinton Street all through the evening
I hear that you're building your little house deep in the desert you're living for nothing now I hope you're keeping some kind of record
Yes and Jane came by with a lock of your hair she said that you gave it to her that night that you planned to go clear did you ever go clear?
The last time I saw you you looked so much older your famous blue raincoat was torn at the shoulder you'd been to the station to meet every train you came home alone without Lili Marlene